The Great Hat Exhbition

 

Por Mariana Ribeiro
 

 

  Esse post é um pouco longo, mas é puro amor.

 Como a maioria sabe, venho desenvolvendo há algum tempo um (ainda pequeno) acervo de chapelaria autoral e conceitual, digo "conceitual" porque a maioria das peças ultrapassa o que podemos chamar de "comercial" e ganha asas para o conceito e arte, saindo do uso comum e habitual.

 No finalzinho de Dezembro de 2017 recebi um e-mail da equipe da plataforma de moda X Terrace no qual continha um convite e inscrição para concorrer a participar da exposição "The Great Hat Exhibition" em Londres, durante a famosa semana dedicada a chapéus, a London Hat Week. O tema do ano foi complexo e encantador: representar a cultura do seu próprio país em formato de chapéu/adorno.

  Depois da emoção e de pesquisar um pouquinho mais sobre a história da exposição, comecei a pensar qual melhor criação seria a representação do Ateliê para o Brasil nesse evento; veio então à minha mente uma peça bem peculiar, criada há um tempo com uma proposta mais autoral e que, recentemente, até havia entrado em uma das coleções de Carnaval.

  Para mim ela era a escolha PERFEITA, super brasileira e divertida ela também trazia a feminilidade exótica das nossas mulheres.

  Seria ele então: o turbante/chapéu modelado “Brahiana”.



 
Foto Paulo Lima
 
 

   Trazendo uma neologia interessante da união das palavras Brasil Bahia a peça foi confeccionada inteiramente à mão, em lã sintética vermelha entretelada, e com um contrastante e apaixonante forro de cetim roxo.

 Como criadora essa peça representa força, um turbante modelado que transmite poder e personalidade, suas curvas e dobras fazem uma analogia ao corpo e a sexualidade feminina.

   E lá fomos preencher o formulário e torcer pelo resultado, e quando ele chegou (APROVADO) era só emoção e planejamento, rs, seria possível estar lá presente, ou só enviaríamos o chapéu? Que foi um capítulo à parte, rs, e um aprendizado. 

  Chapéu enviado e aguardando os próximos passos (ele teve que ser enviado dois meses antes do início do evento, por conta das fotos oficiais), ficamos na expectativa e planejamento para possibilidade de estar presente. E como queríamos! 

  E...chegamos lá! Passagens compradas, demandas no Ateliê organizadas e malas prontas. Próximo passo: Londres!

  A exposição The Great Hat Exhibition contou com, aproximadamente, 200 chapéus de mais de 30 nacionalidades e 120 designers.

  Foi uma honra e felicidade representar o Brasil em meio a tantos designers talentosos presentes.

  Um dia antes da abertura da exposição (21) tivemos um delicioso evento para todos os participantes da exposição e jornalistas, no qual tivemos a prévia das peças que seriam exibidas e a oportunidade de conhecer os criadores e histórias por trás de cada trabalho.


Alguns registros:


 



 
  Esse foi um grande dia para mim e um lindo passo para o Ateliê, nele tive a oportunidade de conhecer designers incríveis e aprender com eles suas técnicas, entender suas inspirações, e também compartilhar experiências.





  Após alguns dias nosso chapéu foi publicado, ao lado da lindas criações dos demais desingners na revista "London Runway", e o resultado você poe conferir no "link"

  Acompanhe um pouco mais do evento: